Kit termossifão de tubo de vácuo ENERA-2 AQS solar 250l

Sistema solar térmico ENERA-2, de tubo de vácuo de fluxo directo com serpentina de cobre, para AQS ou sistema de aquecimento. Depósito de  250 litros.

Em stock
SKU
900-830
850,00 €

Envio em 3-5 dias úteis - Frete Grátis

Kit termossifão de tubo de vácuo ENERA-2 AQS solar 250l
1

Portes grátis para encomendas superiores a 70€

2

Diferentes formas de pagamento seguro

3

Uma equipa de especialistas para eliminar todas as dúvidas

4

Somos muito valorizados pelos nossos clientes



 

 

O sistema solar térmico Enera-2 funciona segundo o princípio de termossifão que consiste em num  colector ligado a um depósito bem isolado e posicionado a um nível mais alto do que os colectores. Não são necessárias bombas circuladoras, pois a circulação de água faz-se por convecção natural, induzida pela diferença de densidade entre a água quente e fria. A água no colector fica menos densa ao ser aquecida deslocando-se para a parte superior do circuito (dentro do depósito). A água mais fria (mais densa) para a parte mais baixa do circuito (à entrada do colector). Uma vez no colector, o ciclo começa de novo e a circulação continua desde que haja radiação solar. O caudal de circulação aumenta com o aumento da intensidade de radiação solar e a água a utilizar é retirada da parte superior do depósito solar.

Com uma serpentina de cobre no seu interior, o ENERA-2 tem 2 circuitos separados e assim a água quente produzida é potável.

Tecnologia ENERA de colectores de tubo de vácuo

Os colectores usados nos aparelhos ENERA são compostos por um grupo de tubos em vácuo em que cada um destes tubos contém um absorvedor que recolhe a energia solar e a transfere a um fluído portador. Graças ás propriedades isolantes do vácuo, as perdeas de calor são reduzidas e podem ser alcançadas temperaturas entre 77ºC e 177ºC. Desta forma, este tipo de coletor são particularmente apropriados para quando são necessárias altas temperaturas.

Com o seu formato cilíndrico,  aproveitam melhor a radiação do que os coletores planos uma vez que os raios solares vão insidir de forma perpendicular em torno do tubo durante a maior parte do dia. Estes coletores são cerca de 30% mais eficientes do que os coletores planos. Bem adaptados para instalações de aquecimento industriais e também são uma boa e eficaz alternativa aos coletores domésticos para aquecimento, especialmente em regiões de baixa exposição solar. Este sistema é 166% mais eficaz do que os paineis planos tradicionais de serpentinas em cobre.

A tecnologia de vácuo utilizada pelos fabricantes de lâmpadas fluorescentes, por exemplo, desenvolveu-se de tal forma nos últimos tempos que tornou possível a produção em massa deste tipo de equipamentos a preços muito competitivos. 

Exintem dois tipos de coletores tubulares em vácuo, consoante o método utilizado na transferência de calor:

De fluxo directo

Sendo o primeiro tubo coletor em vácuo que se desenvolveu, os aparelhos ENERA-1 (sem serpentina) e ENERA-2 (com serpentina) utilizam este tipo de tubo em vácuo para aquecer a água do  depósito.

Com tubo de calor Heat Pipe

Os tubos de vácuo Heat Pipe são como uma evolução da tecnologia anterior e têm as seguintes vantagens em relação ao tubos em vácuo convencionais:

  • Anulam o problema de sobre-aquecimento em climas mais quentes;
  • Não perdem calor durante a noite;
  • Facilitam a manutenção, podendo fácilmente trocar algum dos tubos, em caso de avaria, sem ter de drenar o depósito ou perder fluido. 

Os sistemas ENERA-PRO e ENERA-X utilizam este tipo de tubo de vácuo tornando-os no sistema solar térmico mais económicos e eficientes do mercado.

Escreva a sua própria avaliação
Está a avaliar:Kit termossifão de tubo de vácuo ENERA-2 AQS solar 250l